2 de set. de 2010

Horta Verão


Devemos lembrar que apesar de termos tido um "bom inverno", a estiagem sempre vem a cada ano, para amenizar tal situação estamos trabalhando nas comunidades atraves do Projeto AMA - FASE e CAR, a técnica da Horta Verão, este metodo garante o cultivo de hortaliças mesmo que em períodos de verão intenso assim a Segurança Alimentar de toda a família se fortalece.

Horta Verão - Uma técnica de Convivência com o Semi-Árido é a construção de uma horta utilizando a lona plástica na profundidade da raiz da planta a ser cultivado, tal procedimento tem como finalidade o baixo consumo de água para o cultivo, possibilitando o desenvolvimento de determinadas culturas mesmo em período de estiagem.

Passo 1º - Demarcar a área a ser confeccionada a leira com uma linha e piquetes, não devendo ultrapassar 1,00m de largura, o comprimento fica a critério do espaço disponível.

Passo 2º - Iniciar a escavação com ferramentas necessárias, ficando atento para não quebrar os beirais, reservar a terra para repor na leira.

Passo 3º - Após a escavação, colocar a lona deixando 0,20 cm de cada lateral e cabeceiras, com garrafas pet sem tampas, com o fundo cortadas, perfuradas nas laterais e colocadas uma dentro da outra for mando um tubo, colocá-las no fundo da área escavada sobre a lona.

Passo 4º - Após colocar a lona e as garrafas, retornar a terra que fora retirada ao fundo da leira observando para não rasgar ou perfurar a lona de forma alguma, isto garante o tempo útil da leira, colocando a metade da terra acrescenta o adubo para preencher a leira. A sobra da terra utilizar para cobrir as laterais da lona de forma que determine o espaço da leira tendo atenção para a lona não descer na leira e a água escorrer para fora.mando um tubo, colocá-las no fundo da área escavada sobre a lona.

Passo 5º - Em seguida fazer o plantio das sementes ou mudas a serem cultivadas e fazer uma cobertura morta.
Regar através da parte do tubo que fica na parte de fora, lembrando que a maioria das hortaliçasnão desenvolve bem quando rega as folhas. Em períodos quentes fazer uma cobertura na parte aérea.
OBS: A profundidade da leira depende da cultura a ser plantada.
Ex: Coentro, cebolinha e alface – 25 cm
Tomate e pimentão – 50 cm

2 comentários:

  1. ja conheço o sistema otimo, mas fiz diferente cavei o terreno coloquei o plastico e fiz cobertura com pindoba em minha região é muito quente gostei muito Ivan Mario - Ichu Bahia

    ResponderExcluir


Contador Grátis