6 de set. de 2010

Eleições 2010

Jaques Wagner 47%
Paulo Souto 23%
Gedel 11%

Rejeição a Paulo Souto (DEM) chega a 31%

A primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha depois do início do horário eleitoral gratuito de rádio e TV para o governo da Bahia mostra que o atual governador Jaques Wagner (PT) oscilou positivamente dois pontos percentuais nas intenções de voto ao governo baiano e abre 24 pontos de vantagem sobre o seu principal adversário, o ex-governador Paulo Souto (DEM). Em julho o petista tinha 44%, obteve 45% na pesquisa anterior no início de agosto e agora alcança 47%. O ex-governador da Bahia Paulo Souto (DEM) manteve seu índice de 23% das intenções de voto. O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) oscilou um ponto e agora tem 11%. Bassuma (PV), Sandro Santa Bárbara (PCB) e Professor Carlos (PSTU) têm 1% cada. Marcos Mendes (PSOL), foi citado porém não alcançou 1% das intenções de voto, brancos e nulos somam 5%, e declaram não saber em quem votar 12% do eleitorado.

O levantamento ouviu 1088 eleitores baianos entre os dias 23 e 24 de agosto de 2010, em 42 cidades do estado da Bahia. A margem de erro desta pesquisa é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Jaques Wagner, que tem o apoio do presidente Lula, tem melhor desempenho entre os eleitores de Dilma Rousseff, dos quais 63% afirmam votar no governador e entre os simpatizantes do seu partido (71%). O atual governador também aparece melhor os mais jovens (53%). Já o ex-governador Paulo Souto atinge melhores índices entre os que têm faixa etária entre 45 e 59 anos (34%). O ex-ministro Geddel Vieira Lima se destaca entre os eleitores do seu partido, o PMDB, com 33% das intenções de voto.

Sem a apresentação do cartão dos candidatos, na intenção de voto espontânea, Wagner tem agora 31% das citações (eram 28% na pesquisa anterior e 25% em julho), Paulo Souto, 9% (8% no início de agosto e em julho,7%), Geddel Vieira Lima, 4% (era 5%, na pesquisa anterior). Outros candidatos, assim como na pesquisa passada, não atingiram 1% das citações. Não souberam responder 46% (51% antes do horário eleitoral gratuito e 56% em julho). Ainda existem 3% que afirmam votar em branco ou nulo e outros 4% em outras respostas.

Paulo Souto continua sendo o mais rejeitado: 31% (eram 26% na pesquisa anterior e 29% em julho) não votariam no ex-governador. Geddel Vieira Lima tem rejeição de 20% (23% no início de agosto e 18% em julho) e Jaques Wagner têm 15% (mesmo índice da anterior). São rejeitados ainda Bassuma (PV), com 18% , Professor Carlos (PSTU), com 16% e Marcos Mendes e Sandro Santa Bárbara, do PCB com 15% cada. Não rejeitam nenhum candidato somam 8%, e outros 3% rejeitam todos os candidatos apresentados. Não sabem, 17%.

A rejeição a Paulo Souto é maior entre os que têm renda familiar maior do que cinco salários mínimos (40%), e entre os que moram na capital (38%). Geddel Vieira Lima tem sua maior rejeição entre os mais escolarizados (28%).

Em um cenário de segundo turno com Wagner e Paulo Souto, Wagner amplia a vantagem em relação a Paulo Souto e surge com 58% das citações contra 29% de Paulo Souto. Essa situação já foi apresentada aos eleitores baianos na pesquisa anterior e o petista obteve 54% das citações, contra 32% que afirmaram votar no ex-governador Paulo Souto. Os moradores da região metropolitana de Salvador elevam esse índice favorável ao atual governador, dos quais 64% afirmam votar em Wagner, assim como 62% dos que possuem ensino médio e 63% entre os que têm renda familiar entre dois e cinco salários mínimos.


César Borges (PR) mantém a liderança na disputa pelo senado
Lídice (PSB) e Walter Pinheiro (PT) disputam a segunda vaga

Na primeira pesquisa eleitoral Datafolha após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, César Borges (PR) mantém liderança em relação aos outros candidatos, com 31% das intenções de voto (eram 36% na pesquisa anterior e 34% no final de julho). Lídice (PSB), com 22% das citações (contra 20% no início de agosto e 22% em julho) e Walter Pinheiro (PT), com 21% (17% na pesquisa anterior e 18% em julho) estão tecnicamente empatados em segundo lugar. José Ronaldo (DEM) aparece com 11% (8% no início de agosto e 9% em julho), Aleluia (DEM) volta a ter 6% (5% na pesquisa anterior e 6% em julho), Edson Duarte (PV) e Edvaldo Brito (PTB) que tinham na pesquisa anterior 4% cada, agora alcançam 4% e 7% respectivamente. Carlos Sampaio (PCB), mantém 2% das citações, assim como Zilmar (PSOL) e França (PSOL) agora com 2% cada. Albione (PSTU) foi citado porém não alcançou 1% das intenções de voto. Como se vota para senador duas vezes, 28% ainda não sabem em quem votar para as duas vagas e 38% para apenas uma vaga.Votam em branco ou anulam seu voto para as duas vagas 9% e outros 15% para apenas uma das vagas.

Foram ouvidos 1088 eleitores na Bahia em 42 municípios entre os dias 23 e 24 de agosto de 2010, e a margem de erro máxima para esta amostra é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Votam preferencialmente em César Borges os eleitores de José Serra (45%), assim como votam preferencialmente em Lídice e em Walter Pinheiro os eleitores de Dilma Rousseff (29% e 26% respectivamente). Entre os eleitores de Paulo Souto, 53% afirmam votar em César Borges para o senado, e entre os eleitores de Wagner, 31% cada afirmam votar em Lídice e Walter Pinheiro.


São Paulo, 24 de agosto de 2010

Fonte: http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=1030

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Contador Grátis