22 de ago. de 2010

PROPAGAÇÃO DE JABUTICABEIRA POR ENXERTIA E ALPORQUIA

O objetivo deste trabalho foi investigar a eficiência das técnicas de enxertia e alporquia na produção de mudas de jabuticabeira. Testou-se a pega de enxertia de três espécies de jabuticabeira (Plinia cauliflora, P. trunciflora, P. jaboticaba) sobre porta-enxertos de P. cauliflora, em duas épocas (maio e agosto). Avaliaram-se a brotação e o número e tamanho de brotos, após 90 dias da implantação do experimento. Para alporquia, foram testados dois diâmetros de ramos (1,0-1,5 cm e 2,0-2,5 cm) e duas larguras do anelamento (1,5 cm e 3,0 cm), na espécie P. cauliflora. Avaliaram-se o enraizamento e o número e tamanho de raízes, após 180 dias da implantação do experimento. A enxertia e a alporquia são técnicas recomendáveis para a propagação da jabuticabeira, pois proporcionam alto percentual de formação de mudas, de até 72,9% e 87,5%, respectivamente. Houve pega de enxertia das três espécies enxertadas sobre P. cauliflora. A utilização de garfos retirados de plantas em frutificação deve ser evitada, pois ocorre inibição da brotação dos enxertos. Na alporquia, ramos de diâmetro de 2,0-2,5 cm proporcionam maior enraizamento e maior número e tamanho de raízes, em relação a ramos de menor diâmetro (1,0 a 1,5 cm).

Termos para indexação:Plinia sp., produção de mudas, compatibilidade, enraizamento.

INTRODUÇÃO

A jabuticabeira (Plinia sp.) é originária do centro/sul/sudeste do Brasil, pertence à família Myrtaceae e são conhecidas nove espécies. Dentre elas, destacam-se P. trunciflora Berg, conhecida como jabuticaba de cabinho; P. cauliflora (DC) Berg, conhecida como jabuticaba paulista ou jabuticaba-açu; e P. jaboticaba (Vell.) Berg, conhecida como jabuticaba-Sabará, sendo esta a espécie mais conhecida e comercializada no Brasil (MATTOS, 1983).

O potencial de comercialização da jabuticaba é grande em função de suas características organolépticas (MAGALHÃES et al., 1996), sendo apreciada tanto para consumo in natura como para a fabricação de geleia, suco, sorvete, bebidas fermentadas e licores. Em 2008 foram comercializados 1.849.735 kg de jabuticaba, na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), sendo 95,6% oriundo do próprio estado, principalmente dos municípios de Casa Branca e Avaí. O preço variou de R$ 4,50 a 5,00 por kg, em setembro de 2008. Setembro e outubro concentraram aproximadamente 60% da produção e comercialização anual. A comercialização de jabuticaba nas Centrais de Abastecimento S.A. (CEASA) de outros estados totalizou 488.972 kg, sendo mais expressivo em Vitória-ES, com 170.166 kg, em Belo Horizonte-MG, 126.126 kg e em Curitiba-PR, 108.609 kg (Fanale, 2008*). Segundo Demattê (1997), a jabuticabeira também é muito apreciada para utilização como planta ornamental, por apresentar aspecto atraente, principalmente durante a floração. Além disso, a casca da jabuticaba apresenta elevados teores de antocianinas e flavonoides (DANNER et al., 2008; TEIXEIRA et al., 2008). Estes compostos apresentam atividades anticarcinogênicas (HAGIWARA et al., 2001; KAPADIA et al., 1997) e antioxidantes (PIETTA, 2000; WANG et al., 2000), o que pode representar um forte apelo comercial para aumentar o consumo in natura desta fruta e sua utilização pela indústria alimentícia, de cosméticos e farmacêutica.

Porém, um dos maiores problemas enfrentados para a expansão do cultivo de jabuticabeira é o alto custo das mudas, devido principalmente à dificuldade de multiplicá-las vegetativamente. Desta forma, o principal método de produção de mudas de jabuticabeira ainda é por sementes, principalmente por ser difícil o enraizamento de estacas, conforme verificado por vários autores (LEONEL et al., 1991; DUARTE et al., 1997; SCARPARE FILHO et al., 1999; CASAGRANDE Jr. et al., 2000; SCARPARE et al., 2002; PEREIRA et al., 2005).

Tendo em vista a morosidade para a entrada em produção, que oscila de oito a quinze anos após o plantio da muda oriunda de sementes (MATTOS, 1983), o uso de técnicas de propagação que antecipem o período reprodutivo poderá contribuir para a exploração econômica da jabuticabeira. Além disso, a propagação proporciona a manutenção das características da planta-matriz nos descendentes, assegurando a formação de pomares homogêneos, facilitando os tratos culturais.

Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi investigar a eficiência das técnicas de enxertia e alporquia na formação de mudas de jabuticabeira.

Primeira Parte:

Ref: http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=22348

26 comentários:

  1. Eu não quero fazer mudas, eu somente quero fazer um enxerto em um pé de jabuticabeira paulista enxertando com um ramo de jabuticabeira sabará. será que não existe nenhum técnico competente para detalhar esse tipo de enxerto?...acho que irei ter que me formar em engenharia agronoma para ter as minhas respostas, pois não existe nenhum profissional competente nessa área. É por isso que o desemprego é grande....técnicos de fundo de quintal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai já iniciou o seu curso de agronomia? Já esta competente pra responder a minha pergunta??? quero fazer um enxerto em um pé de jabuticabeira paulista enxertando com um ramo de jabuticabeira sabará, explique com detalhes por favor.. Grata Márcia

      Excluir
    2. SEU IDIOTA PORQWUE NÃO VAI ESTUDAR EM VEZ DE FICAR CRITICANDO, FAZ UM ENXERTO POR MEIO DE CAVALO
      OU T INVERTIDO SEU BURRO. MAU EDUCADO SEU TÉCNICO AGRICOLA NÃO TEMOS A OBRIGAÇÃO DE TE ENSINAR NADA VOLTA PRA ESCOLA, OK XAU.

      Excluir
    3. Calma. Calma .. Um dia ela vai dar frutos ok

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber se eu fizer a alporquia de uma jabuticabeira ja produzindo frutos, enquanto tempo a nova muda começa a produzir???

    ResponderExcluir
  3. deixa de ser grosseiro..vc não tá contratando o serviço do pessoal ..quer conselho de graça e ainda vai ofendendo por não ter a resposta esperada..tá achando que o pessoal não é competente.. pelo visto vc não tem a competência nem mesmo de ser educado..imagine o resto..

    ResponderExcluir
  4. eu tenho 1200pes de jabuticaba quaze todos prroduzindo, eles estao plantados em latas,tem augu poblema de produzir nas latas . sao latas de 18 litros.

    ResponderExcluir
  5. eu sou Elza de Barueri SP me da umas mudas para você ser mais feliz

    ResponderExcluir
  6. Adalto já que tem tantas mudas me da algumas moro em Barueri no Mutinga meu nome é Elza obrigada

    ResponderExcluir
  7. Qual a mellhor época para fazer mudas no pé adulto da jabuticabeira usando enxertia oa alporquia na região sul do brasil

    ResponderExcluir
  8. to tentado fazer mudas de jabuticabas e para isso usei pó enraizador to esperando o resultado.quanto tempo demora para aparecerem as primeiras raizes e as folhas? tem que plantar com as folhas ou retira-las antes de plantar? desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
  9. adalto meu nome e luciano tenho 5 mudas de jabuticaba sabara aqui em ouro preto (mg) elas estão plantadas em baldes de 20 litros mas acho pouco provavel as mesmas produzirem frutos dentro dos baldes, então gostaria de saber se suas 1200 mudas foram produzidas por sementes ou propagação vegetativa? muito obrigado.

    ResponderExcluir
  10. meu nome e nestor plantei um muda de enxerto ja faz quatro anos e ainda nao produziu,o que devo fazer,pois ultra que plantei começou a produzir, com mais de vinte anos.

    ResponderExcluir
  11. Adalto gostaria de comprar algumas mudas suas moro em Lauro de Freitas-Ba. Meu e-mail é renan.49@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. O enxerto tem que ser feito em uma jabuticabeira que foi plantada a semente? Em quanto tempo essa jabuticabeira enxertada dará fruto?

    ResponderExcluir
  13. Que maravilha todos querendo ver suas plantas produzindo lindo lindo ..

    ResponderExcluir
  14. Que maravilha todos querendo ver suas plantas produzindo lindo lindo ..

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Ola bom dia,
    Gostaria de saber uma alporquia após transplantada pro terreno quanto tempo demora para começar a produzir.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Sabe me dizer alguém se um caroço de jabuticaba de enxerto que nasceu demora muito para frutificar.

    ResponderExcluir
  18. Bem so quero saber se tem epoca de fazer enxerto ,pois tenho um pe faz 15 anos e nada de fruto que eu faço mato ou morro andes de priduzir

    ResponderExcluir
  19. Boa noite. Mudas de sementes levam de 10 à 20 anos para frutificarem. Já as enxertadas no máximo 2,5 anos já estarão frutificando.

    ResponderExcluir
  20. Eu consigo usar como cavalo o galho de uma jabuticaba já adulta para enxerto e depois tirar e fazer a muda em outro recipiente?

    ResponderExcluir


Contador Grátis