31 de ago. de 2009

Fundação Ecologica Buriti

Quem se interessar pelo tema e desejar participar será uma boa oportunidade para somar conhecimentos, fazer novos contatos e representar a Fundação Buriti.
Cada vez que você representar a Fundação Buriti e incluir no seu relato de 2009 você estará somando pontos positivos no PROTOCOLO SUBAÉ, que será divulgado no ABC do Protocolo Subaé em todas as Bibliotecas Municipais do Estado da Bahia, de quebra somará pontos no Ranking de Feira de Santana e personalizará seu CERTIFICADO.

Saudações Ecológicas,

Fonte: Pedro Paulo Silva; FSA- Autor Proj semear ; graffiatto@yahoo.com.br" class="cgSelectable">
feburiti@yahoogrupos.com.br


28 de ago. de 2009

COLMÉIA

Cooperativa de Profissionais em Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental, tem um convênio com o MDA nº 24121911/2007 com proposta de trabalho em 11 estados mais o Distrito Federal, porem aqui na Bahia a proposta não vem sendo desenvolvida como deveria pois a COLMÈIA teve problemas com sua ATA de eleição colocando em risco toda a execução do trabalho no estado, os recursos que deveriam pagar as despesas com ATER e profissionais não conseguem chegar aos mesmos virando uma bola de neve gerando a descredibilidade das familias acompanhadas em relação as entidades e movimentos sociais na região.

Feijão X Chagas

"São demais os perigos desta vida", já dizia o poeta Vinícius. Até o feijão andou sendo acusado de transmitir doença de Chagas. Segundo denúncias que circulam pela rede, toda a colheita entregue por uma cooperativa de plantadores de feijão estaria infestada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença, e dezenas de pessoas, principalmente nos estados de São Paulo, Goiás e Minas, teriam sido contaminadas através da ingestão de diferentes tipos de feijão.
A transmissão de Chagas por meio de alimentos é possível: houve um caso em 2005, em Santa Catarina, pela ingestão de caldo-de-cana, outro em 2007, quando houve contaminação do açaí na região Norte (os insetos caíam nos cestos e eram processados junto com as frutas). Entretanto, no caso do feijão é difícil: parece que o protozoário não suporta temperaturas acima de 45 graus, e a tal cooperativa mencionada no texto é completamente desconhecida... enfim, mais uma lenda urbana que anda pela internet.

http://vieirasetrufas.blogspot.com/2009/04/feijao-x-chagas.html

Sementes

O seminário de sementes crioulas organizado pela REPARTE (Rede de Parceiros da Terra), realizado no município de Serrinha, nos dias 27 e 28 de Agosto deste, no salão da APAEB.
O grupo fez uma ampla discursão sobre a organização da produção e armazenamento onde se chegou na tematica do banco de sementes, realizou visitas a experiências comunitária e individual da metodologia do banco de sementes para a garantia da soberania alimentar, fortalecendo a identidade e origem da semente da terra.
O evento contou com a presença de entidades que já vem trabalhando a sensibilização da tematica, que enriqueceu o debate, aqui citamos as entidades (MOC - Movimento de Organização Comunitária, ASCOOB - Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar, STR - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serrinha, APAEB - Associação dos Pequenos Agricultores de Serrinha e de Valente, SEAGRI - Secretaria Municipal de Agricultura de Serrinha, COOTRAF - Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar, FATRES - Fundação de Apoio aos Trabalhadores e Agricultores Familiares do Semiarido da Bahia).

26 de ago. de 2009

Inscrições para CONERH

As inscrições do CONERH Conselho Estadual de Recursos Hidricos para representantes das Bacias do Reconcavo, Litoral Norte e Paraguaçu encerram hoje depois de serem prorrogadas pela direção atual, sabemos da importancia do conselho pois ele pode mudar muita decisões em nosso territorio e nosso estado (Bahia)

25 de ago. de 2009

Fundação Bradesco

A Escola de Formação Básica e Profissional Fundação Bradesco, localizada em Feira de Santana na BR 116 norte, onde fizemos nosso curso técnico em agropecuaria, da qual recebemos um convite para falar da nossa profissão e reviver um pouco do tempo que passamos por lá, Durante a visita encontramos duas turmas muito interessada e envolvida no processo de aprendizagem da escola . Os professores ainda continuam com uma otima qualidade, a exemplo da professora Alessandra que estava na sala de aula e nos recebeu muito bem. Conversamos com os alunos que se mostraram muito interessados nos temas de Agricultura Familiar e Cooperativismo.
Parabenizamos a Fundação Bradesco pelo grande trabalho que tem prestado a nossa região no processo de formação e referência no ensino técnico em agropecuaria.

Wellington Santana - wellwedd@yahoo.com.br
Ana Isabel Santana - isabelwel@yahoo.com.br

22 de ago. de 2009

Curso de Gestão UNIPOP - DISOP

O curso de Gestão Institucional da UNIPOP-DISOP já no IV módulo está sendo um grande sucesso, pois aborda todos os temas ligado a institucionalização das entidades, tanto públicas como social, a facilitadora deste IV módulo a professora Helimara tirou todas as dúvidas e conduzio a aula com uma grande facilidade, deixando os cursistas bastante atentos e cheios de questionamento pois muitas ferramentas que o grupo não tinha conhecimento, surgiu no dxecorrer do trabalho, mostrando a complexidade e exatidão de como efetuar um convênio ou uma licitação. O momento de reflexão levou todos/as a uma realidade que nós mostrou ser um processo burocrático para muitas entidades sociais do nosso estado (Bahia). Dentre tantas ferramentas da gestão, a facilitadora pode ainda esclarecer muitos dos pontos escuros de uma entidade. Em nome dos cursistas da UNIPOP-DISOP agradeçemos à cordenação e às entidades por nos permitir momentos tão valiosos e que contribuem bastante com a reflexão para fazermos um melhor trabalho nas entidades que estamos inseridos.

Wellington Santana
Ana Isabel Santana

18 de ago. de 2009

Ifba abre 3421 vagas para cursos em 11 cidades

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Ifba), o antigo Cefet, está com inscrições abertas para cursos técnicos e superiores. São 3.421 vagas em onze cidades baianas.

A inscrição só pode ser feita pela internet, pelo site até o dia 4 de outubro. O valor é R$ 30,0 para os cursos técnicos e R$ 55,00 para os cursos de nível superior.

As provas vão ser realizadas no dia 29 de novembro e terão questões objetivas, além de uma redação. Lembrando que os candidatos que concorrem às vagas do Ensino Superior podem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Fonte: REDEBAHIA

Acidente violento mata seis da mesma família


Seis pessoas de uma mesma família morreram em um acidente neste sábado (15), na BR-101. Entre as vítimas, um bebê de onze meses. O acidente, entre um carro de passeio e um caminhão-baú, foi no município de Itapebi, Extremo Sul do estado.

Os seis ocupantes do carro viajavam de Canavieiras para o Rio de Janeiro. As vítimas são o pastor evangélico Jorge Nascimento Oliveira, da Igreja Quadrangular de Canavieiras, os filhos dele, Gilmeire, Jorge e Gilvânia de Cristo Oliveira, a nora, Camila Barcelos Marques, e o neto do pastor, Michael Robert Oliveira, de onze meses.

O impacto da batida foi tão grande que houve uma explosão e os dois veículos pegaram fogo. A parte traseira do carro ficou embaixo da frente do caminhão, que estava carregado de alimentos congelados. O acidente foi por volta das 6h30 e chovia muito no trecho da BR-101, perto do trevo de acesso a Itapebi.

O motorista do caminhão conseguiu sair do veículo sem ferimentos graves. Ele contou à polícia que o motorista do carro perdeu o controle da direção, derrapou na pista molhada e bateu contra o caminhão.

Tio que sumiu com garoto acusa pais de maus tratos

Denise e Valbeni, pais do pequeno Jeferson, estavam em casa quando a boa notícia chegou. Valbeni não segurou a emoção. ‘Eu já vi casos de crianças desaparecerem e nunca aparecerem, entendeu? Mas graças a Deus acharam meu filho’, disse o pai do menino.

Jeferson foi encontrado por volta de 22h por policiais da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente e da Polinter na Estação da Lapa. O menino estava na companhia do tio da mãe dele, Fernando dos Santos Silva. Eles tinham acabado de chegar de Barra do Pojuca e, segundo a polícia, Fernando estava tentando encontrar alimentos para o garoto.

Segundo a polícia, o tio foi encontrado por uma testemunha que tinha assistido à reportagem

Jeferson da Silva Santos estava desaparecido desde a última sexta-feira (14). A mãe acusou o tio dela, Fernando dos Santos Silva, de ter sequestrado o menino. No mesmo dia, o tio chegou a tentar embarcar na rodoviária de Salvador para Paulo Afonso com o filho da sobrinha, mas foi impedido por falta de documentos por uma funcionária do Juizado da Infância e da Juventude.

‘Ele pediu para eu aliviar para ele. Ele falou que era tio da criança, e eu falei que para provar que era tio, tinha que mostrar a certidão de nascimento, aí ele saiu’, relata a agente do Juizado Tânia Carvalho.

No fim da tarde, a criança chegou à delegacia no colo do tio, que acusou os pais da criança de maus tratos. ‘Eu não estava aguentando mais, tava doendo demais, o menino tá todo ferido no braço... espancam o menino, pegam o cinto com a fivela... o que diz que é pai, o marido da minha sobrinha’, acusa Fernando dos Santos Silva.

‘Qual é o pai, qual é a mãe que não dá uma reclamação em uma criança se fizer uma coisa errada? Toda vez que eu ia reclamar meu filho, ele tomava a frente. A gente não anda espancando a criança’, defende-se o pai do garoto.

A polícia ainda vai apurar o que realmente aconteceu, mas independente das investigações, Jeferson e o pai se reencontraram depois de três dias.

Segundo a delegada Laura Argolo, o menino vai passar por exames para avaliar se sofreu maus tratos. O tio e os pais de Jeferson foram liberados depois de serem ouvidos, mas vão ficar à disposição da polícia durante as investigações. A criança ficou com os pais.

Fonte: REDEBAHIA

F


Governo inicia treinamento de técnicos agrícolas para captar recursos da Conab

Melhorar o desempenho e a produtividade na implementação das políticas públicas voltadas para a comercialização na agricultura familiar. É o que pretende a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, (Seagri), que, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), iniciou, nesta segunda-feira (17/08), na sede da empresa, em Itapuã, o treinamento de 840 técnicos em todo o estado.

A idéia é treinar os técnicos para a elaboração de projetos com o objetivo de obter mais recursos do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento para Bahia e Sergipe (Conab).

“Não temos problemas de recursos. Não há limites de aplicação por Estado. Temos que ter projetos”, disse a superintendente regional da (Conab), Rose Pondé, presente ao evento, informando que para todo o Brasil foram disponibilizados R$ 200 milhões para aplicação no PPA.

Por intermédio do PAA, o governo federal compra a produção dos agricultores familiares e distribui à população em situação de insegurança alimentar, atendida pelos programas sociais locais.

No ano passado, a Bahia acessou apenas R$ 17 milhões de recursos do PAA. Este ano, até agora, foram liberados R$ 7 milhões e a expectativa da Conab é de que até o final do ano sejam executados mais R$ 15 milhões, totalizando R$ 22 milhões.

fonte: Agecom/BA

17 de ago. de 2009

Desaparecimento de uma criança

Jerfeson da Silva Santos de 02 anos e 04 meses, esta desaparecido desde a sexta feira a tarde quando brincava com seu tio, a mãe já não sabe mais onde procurar e já pesiu ajuda da policia que esta investigando o caso, ele foi visto pela ultima vez na rodoviaria tentando embarcar mais foi impedido pelo juizado, pois o mesmo (tio) não tinha autorização, ele disse que voltaria com a mesma para embarcar, mais não retornou.

Concurso PRF abre 750 vagas

O Departamento de Polícia Rodoviária Federal abre o período de inscrições para realização de concurso público destinado ao provimento de Cargos do Quadro de Pessoal do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, para preenchimento de 750 vagas para o cargo de Policial Rodoviário Federal

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, na página do concurso no endereço eletrônico www.funrio.org.br, no período compreendido entre as 10 horas do dia 13 de agosto de 2009 até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 de setembro de 2009, considerando-se o horário de Brasília.

Para os candidatos que não tiverem acesso à Internet, a FUNRIO disponibilizará Postos de Inscrição, no horário das 9h00 às 17h00, no período de 17 de agosto a 4 de setembro de 2009, considerando-se o horário de Brasília, onde serão disponibilizados computadores e pessoal treinado para orientação quanto à realização de inscrições. O valor da taxa de inscrição será de R$ 100,00.

O prazo de validade do Concurso da PRF será de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final da primeira turma do curso de formação.

13 de ago. de 2009

Tudo para Agradar uma mulher

Não sei por que ninguém entende as mulheres…Fazer uma mulher feliz é muito fácil…Só é necessário ser:
1) Amigo
2) Companheiro
3) Amante
4) Irmão
5) Pai
6) Chefe
7) Educador
8)Cozinheiro
9) Mecânico
10) Canalizador
11) Decorador de Interiores
12) Estilista
13) Eletricista
14) Sexólogo
15) Ginecologista
16) Psicólogo
17) Psiquiatra
18) Terapeuta
19) Audaz
20) Simpático
21) Esportista
22) Carinhoso
23) Atento
24) Cavalheiro
25) Inteligente
26) Imaginativo
27) Criativo
28) Doce
29) Forte
30) Compreensivo
31) Tolerante
32) Prudente
33) Ambicioso
34) Capaz
35) Valente
36) Decidido
37) Confiável
38) Respeitador
39) Apaixonado
40) Sensível
41) RICO

E é muito importante ainda, não esquecer as datas: Aniversário, noivado, casamento, formatura, menstruação, data do primeiro beijo. E também: aniversário da tia, irmão ou irmã mais querida,aniversário dos avós, da melhor amiga e do gato.

O que cada ser humano deve ingerir para ter mente e corpo em perfeita harmonia?

A nutricionista Heloísa Guarita, da RG Nutri, explica que o ser humano tem um gasto calórico chamado de basal para manter todas as funções fisiológicas ativas. A única fonte de energia do corpo é o alimento. "Para deixá-lo saudável, precisamos manter uma dieta com a proporção de 55 a 60% de carboidratos, de 10 a 12% de proteínas e de 20 a 25% de gorduras", detalha. Segundo ela, as fontes de carboidratos são os pães, massas, cereais, batatas e grãos em geral. As proteínas estão nas carnes, ovos, leite e derivados. As gorduras, enfim, podem ser encontradas nos óleos vegetais e na própria gordura dos alimentos. Ainda para manter o metabolismo funcionando, existem os alimentos chamados de reguladores do corpo, que são as vitaminas, minerais e frutas. Para este grupo, o consumo deve ser de 8 a 11 porções por dia, o que pode variar entre saladas (folhas e vegetais), verduras, sucos e frutas.

11 de ago. de 2009

Nesse espaço venho homenagear os tão ilustres, sábios e importantes que são os/as agricultores/as povo que luta sol a sol, dia ápos dia para alimentar essa nação. Povo que alimenta os tantos que não estão acostumados a plantar o alimento que chega à suas mesas. Desejo que esses poucos que plantam, colhem e alimentam os tantos outros sejam sempre vistos como povos merecedores de nossa eterna adimiração. Em homenagem aos/as agricultores/as que também me alimenta. Obrigada a tod@s!

Felizes os teus homens, felizes os teus servos que estão sempre contigo e ouvem a tua sabedoria!

(I Reis 10,8)

Contador Grátis